Maricá
Prefeitura reúne 125 artistas em festival de dança no Centro de Maricá

Com 13 companhias e 40 coreografias, evento teve a participação especial de Ana Botafogo, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), realizou no sábado (17/09) o festival “Bailarin Fest”, que reuniu 13 companhias de dança na Praça Orlando Barros Pimentel, no Centro. O evento, que homenageia o mês do bailarino, foi promovido com o objetivo de incentivar e promover grupos e escolas de dança de Maricá e também teve a finalidade de estabelecer um intercâmbio cultural com outras cidades, criando a oportunidade para artistas mostrarem seus talentos.
O espetáculo contou com a participação especial de Ana Botafogo, primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que trouxe alunas para apresentação no festival. “Essa é a primeira vez aqui com minha escola e participando de um festival. Foi uma alegria enorme ser convidada para esse evento, o local está lindo e São Pedro ajudou com o tempo. Trouxemos um grupo para apresentação que conta com solo, duo, trio, clássico e contemporâneo”, contou a bailarina.
Ao todo, 13 companhias de Maricá, Niterói, Nilópolis e Belo Horizonte se apresentaram, somando 125 artistas e mais de 40 coreografias com exibições de sapateado, ballet clássico e contemporâneo, kpop, dança do ventre e livre jazz, entre outros.
“Essa edição está sendo ainda mais especial, pois estamos contando com a presença da bailarina Ana Botafogo. A dança está formando um público, mostrando que está presente em Maricá, além de criar oportunidades para os artistas revelarem seus talentos e criação de público”, ressaltou o coordenador de dança da Secretaria de Cultura, Leandro Dasilva.
Público elogiou o evento
Morador de Inoã, Luiz Carlos Santos, foi ver a apresentação da sobrinha e destacou as apresentações. “Um espetáculo lindo, que dá oportunidade a todos. Vim ver a exibição da minha sobrinha e me encantei, as danças são lindas”, afirmou.
A auxiliar administrativo, Sandra Dias, estava passando pelo local com a família e o espetáculo na praça chamou a sua atenção. “Estava na praça com meus familiares e vi o palco no começo da apresentação. Adorei as danças, tudo perfeito. Espero que aconteça mais vezes, pois sempre trarei minha família”, destacou
Destaques
Segurança em ação: Secretaria de Segurança Cidadã recupera motocicleta furtada com apoio de câmeras inteligentes

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Segurança Cidadã, segue demonstrando os resultados positivos dos investimentos em tecnologia e integração das forças de segurança no município. Na noite de quinta-feira (12/06), uma motocicleta furtada foi recuperada com o auxílio das câmeras inteligentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O veículo, que havia sido furtado no bairro Flamengo, foi identificado pelas câmeras inteligentes do sistema de monitoramento da cidade. A partir do alerta emitido pelo Ciosp, agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) rapidamente se deslocaram para a região indicada e realizaram a abordagem de um casal que trafegava com a moto.
A motocicleta foi apreendida no local, e o casal foi encaminhado à 82ª Delegacia Policial (DP) para registro da ocorrência. Posteriormente, o condutor foi conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (76ª DP), onde permaneceu preso.
A atuação eficiente reforça a importância das câmeras de vigilância urbana aliadas ao trabalho das forças de segurança locais. O Ciosp tem sido um dos principais pilares da estratégia de prevenção e combate ao crime, permitindo respostas mais ágeis e eficazes.
A Secretaria de Segurança Cidadã segue comprometida com a proteção da população, integrando tecnologia, inteligência e ação rápida para garantir mais tranquilidade aos moradores de Maricá.
Maricá
Guarda Municipal realiza ação de Ronda Escolar e interage com alunos no Centro

Projeto promove segurança e conscientização em ambiente escolar
Nesta segunda-feira (09/06), o Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma ação de integração e prevenção com os alunos da Escola Municipal Professora Marília Sousa da Silva Nunes, no Centro de Maricá
A iniciativa reforça o compromisso de oferecer um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, com reforço ao patrulhamento e presença preventiva nas unidades de ensino e seu entorno. Entre as ações, destacam-se conversas sobre direitos e deveres, baseadas em legislações como o ECA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos
“Promover um ambiente seguro para que a escola seja aproveitada com tranquilidade”, explicou a Prefeitura ao destacar a importância da Ronda Escolar
Com atividades educativas e preventivas, o Grupamento contribui para que alunos e profissionais da escola se sintam mais protegidos e valorizados, fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar e os agentes de segurança.
Destaques
Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno no Centro Materno Infantil
21A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19/05) uma mobilização especial no Centro Materno Infantil, no Centro da cidade, em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
A ação reuniu lactantes, gestantes e profissionais de saúde, com palestras, orientações e serviços como vacinação BCG e triagem neonatal em recém-nascidos.
A nutricionista Jaqueline Gomes abriu os trabalhos com uma palestra sobre os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. Já a pediatra Claudia Paiva Gonçalves abordou a importância da doação de leite para bebês prematuros, que muitas vezes dependem desse alimento vital para sobreviver.
“O apoio e incentivo ao aleitamento materno é um foco da nossa gestão”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Velho. “Incentivamos que a população se una a essa corrente, doando e fortalecendo a vida dos pequenos e pequenas internadas em UTIs neonatais da região.”
No local funciona uma sala de coleta de leite humano, vinculada ao Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói. O espaço também oferece suporte para mães com dificuldades na amamentação, como problemas de “pega” ou baixa produção de leite.
A coleta é feita mediante agendamento via WhatsApp: (21) 2637-3395.
“Doar leite materno é um ato de amor que salva vidas. Além de alimentar, protege contra doenças e fortalece o vínculo entre mãe e bebê”, reforçou a nutricionista Jaqueline Gomes.
-
Destaques1 ano atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Destaques3 meses atrás
Mãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrás
Matricula inteligente está aberta para o ano letivo de 2023
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar