Maricá
Sábado Agroecológico antecipa comemoração pelo Dia das Crianças

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SECAPP), realizou mais uma edição do Sábado Agroecológico nessa manhã (01/10), na Praça Emilton Santos, em Araçatiba. Com tema especial do Dia das Crianças, comemorado em 12/10, a programação contou com expositores de produtos caseiros, veganos, hortifrutis, massas, bebidas e artesanatos, além de palestras com especialistas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Na tenda ao lado da feira, os professores Abboud e João Araújo, da UFRRJ, e o agrônomo Leandro Miranda falaram sobre produção de mudas. Na abertura, Abboud fez uma apresentação do projeto Inova Agroecologia Maricá. Em seguida, João abordou os diversos tipos propagativos e vantagens da utilização de mudas propagadas para o desenvolvimento do sistema produtivo. Após a teoria, Leandro comandou uma oficina prática sobre os métodos propagativos.
Além de aproveitar os tradicionais produtos da feira, quem esteve no evento também pode trocar figurinhas da Copa do Mundo. A secretaria montou uma barraca exclusiva para as trocas que reuniu crianças e adultos.
Visitantes colheram frutas na Praça Agroecológica
A moradora da Gamboa, Viviane Soares da Silva, de 46 anos, foi conhecer a feira e aproveitou para comprar geleias e massas artesanais. “Gostei muito e vou voltar outras vezes. Estou levando geleias e quero ver também queijos e pães integrais”, disse Viviane.
Quem também aproveitou a manhã de sol para levar a família foi Teresinha Jordão, de 66 anos, moradora da Barra de Maricá e que estava acompanhada dos netos. Ela contou que as netas comeram amoras colhidas na Praça Agroecológica de Araçatiba e o netos foram trocar figurinhas da Copa do Mundo.
“Estou feliz por levar plantas que adoro e por trazer os meus netos nesse programa familiar. Eles moram no Rio de Janeiro e aproveitei para trazê-los aqui porque seria interessante ter esse contato com a natureza, comer frutas na horta. Foi muito bom”, afirmou Teresinha.
Uma das netas, Alice Moreira, de 9 anos, também aprovou a feira. “Achei muito bonito e estou levando pulseiras e sabão coloridos de frutinhas”, disse Alice.
Destaques
Segurança em ação: Secretaria de Segurança Cidadã recupera motocicleta furtada com apoio de câmeras inteligentes

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Segurança Cidadã, segue demonstrando os resultados positivos dos investimentos em tecnologia e integração das forças de segurança no município. Na noite de quinta-feira (12/06), uma motocicleta furtada foi recuperada com o auxílio das câmeras inteligentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O veículo, que havia sido furtado no bairro Flamengo, foi identificado pelas câmeras inteligentes do sistema de monitoramento da cidade. A partir do alerta emitido pelo Ciosp, agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) rapidamente se deslocaram para a região indicada e realizaram a abordagem de um casal que trafegava com a moto.
A motocicleta foi apreendida no local, e o casal foi encaminhado à 82ª Delegacia Policial (DP) para registro da ocorrência. Posteriormente, o condutor foi conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (76ª DP), onde permaneceu preso.
A atuação eficiente reforça a importância das câmeras de vigilância urbana aliadas ao trabalho das forças de segurança locais. O Ciosp tem sido um dos principais pilares da estratégia de prevenção e combate ao crime, permitindo respostas mais ágeis e eficazes.
A Secretaria de Segurança Cidadã segue comprometida com a proteção da população, integrando tecnologia, inteligência e ação rápida para garantir mais tranquilidade aos moradores de Maricá.
Maricá
Guarda Municipal realiza ação de Ronda Escolar e interage com alunos no Centro

Projeto promove segurança e conscientização em ambiente escolar
Nesta segunda-feira (09/06), o Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma ação de integração e prevenção com os alunos da Escola Municipal Professora Marília Sousa da Silva Nunes, no Centro de Maricá
A iniciativa reforça o compromisso de oferecer um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, com reforço ao patrulhamento e presença preventiva nas unidades de ensino e seu entorno. Entre as ações, destacam-se conversas sobre direitos e deveres, baseadas em legislações como o ECA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos
“Promover um ambiente seguro para que a escola seja aproveitada com tranquilidade”, explicou a Prefeitura ao destacar a importância da Ronda Escolar
Com atividades educativas e preventivas, o Grupamento contribui para que alunos e profissionais da escola se sintam mais protegidos e valorizados, fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar e os agentes de segurança.
Destaques
Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno no Centro Materno Infantil
21A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19/05) uma mobilização especial no Centro Materno Infantil, no Centro da cidade, em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
A ação reuniu lactantes, gestantes e profissionais de saúde, com palestras, orientações e serviços como vacinação BCG e triagem neonatal em recém-nascidos.
A nutricionista Jaqueline Gomes abriu os trabalhos com uma palestra sobre os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. Já a pediatra Claudia Paiva Gonçalves abordou a importância da doação de leite para bebês prematuros, que muitas vezes dependem desse alimento vital para sobreviver.
“O apoio e incentivo ao aleitamento materno é um foco da nossa gestão”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Velho. “Incentivamos que a população se una a essa corrente, doando e fortalecendo a vida dos pequenos e pequenas internadas em UTIs neonatais da região.”
No local funciona uma sala de coleta de leite humano, vinculada ao Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói. O espaço também oferece suporte para mães com dificuldades na amamentação, como problemas de “pega” ou baixa produção de leite.
A coleta é feita mediante agendamento via WhatsApp: (21) 2637-3395.
“Doar leite materno é um ato de amor que salva vidas. Além de alimentar, protege contra doenças e fortalece o vínculo entre mãe e bebê”, reforçou a nutricionista Jaqueline Gomes.
-
Destaques1 ano atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Destaques3 meses atrás
Mãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrás
Matricula inteligente está aberta para o ano letivo de 2023
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar