Maricá
Prefeitura realiza ação de prevenção ao suicídio na Unidade de Saúde da Família São José 1

Prefeitura realiza ação de valorização à vida na Unidade de Saúde da Família São José 1
Atividade faz parte do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, propondo rodas de conversa sobre o tema e identificando casos que necessitam de atenção
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesse sábado (24/09) atividades voltadas ao bem-estar mental da população na Unidade de Saúde da Família (USF) São José 1, no bairro de mesmo nome, reunindo 20 moradores na sala de espera do local. A ação contou com roda de conversa abordando as principais dúvidas sobre os transtornos mentais, acolhimento aos casos que necessitam de atenção, além de um quadro para os participantes exporem, de forma lúdica, motivos que os incentivam a seguir em frente.
A dinâmica foi uma iniciativa da Equipe Multiprofissional de Atenção Psicossocial (EMAP) que atende o primeiro distrito da cidade, integrando a programação do Setembro Amarelo, mês de mobilização pela prevenção ao suicídio.
Em outra frente, os profissionais que atuam na unidade aproveitaram a ação para unir saúde mental, física e cuidados pessoais, realizando o exame preventivo de colo de útero (Papanicolau) nas mulheres cadastradas na USF; oferecendo orientações sobre higiene bucal às crianças presentes; e avaliando exames já efetuados.
Raquel Alves, psicóloga da Emap que participou da atividade, destacou o papel das dinâmicas para aproximar a população do serviço de atenção psicossocial, trazendo benefícios à saúde mental dos moradores e oferecendo cuidados alinhados ao seu cotidiano.
“Estar presente no território e tão próximo dos usuários é o que tem de mais singular no serviço da Emap. A cada dia, percebemos o quanto a população se beneficia da nossa atuação, onde cada atendido é observado em toda a sua esfera de pertencimento, trazendo maior potencialidade e eficácia ao cuidado à saúde mental. Com isso, notamos que há uma crescente aceitação e busca ao serviço pela população, ajudando a afastar estigmas e preconceitos àqueles que possuem algum transtorno mental”, afirmou.
Elisangela da Conceição, de 45 anos, é atendida na unidade e destacou o papel da ação para propor novos olhares sobre a saúde mental, contribuindo no auxílio àqueles com quem convive diariamente.
“Foi muito interessante participar dessa atividade focada no Setembro Amarelo, ajudando a abrir a minha mente para esse tema importante. Na minha família, há pessoas que precisam de atendimentos voltados à saúde mental e agora sei como orientá-los, indicando a USF São José 1 como referência”, ressaltou.
Cuidados com a saúde mental em diversas frentes
Os adolescentes de 12 a 18 anos cadastrados na USF São José 1 podem participar do grupo “Dando voz ao silêncio”, que ocorre às quartas-feiras, a partir das 13h, na unidade. A atividade coletiva, promovida pela Emap, tem o objetivo de oferecer acolhimento qualificado às demandas de saúde mental desse público, oferecendo um espaço de conversa, desabafo e compartilhamento de vivências.
Em toda a cidade, as USF seguem realizando dinâmicas de conscientização sobre a prevenção ao suicídio até o fim do mês, buscando esclarecer dúvidas e afastar estigmas ainda associados ao tema. Até o momento, já foram realizadas ações desse tipo nas USF Marinelândia, Barra, Bambuí, Barroco, Chácara de Inoã, Carlos Marighella, Santa Rita, São José 1, São José 2, Ponta Grossa, Central, Ubatiba e Mumbuca, com foco nos usuários e também nos profissionais da saúde — ajudando a capacitá-los para acolher da melhor forma as pessoas com demandas relativas à saúde mental.
Além disso, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Maricá também estão mobilizados, desenvolvendo diversas dinâmicas que dialogam com a campanha, envolvendo os usuários dos serviços e os trabalhadores desses espaços.
Destaques
Segurança em ação: Secretaria de Segurança Cidadã recupera motocicleta furtada com apoio de câmeras inteligentes

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Segurança Cidadã, segue demonstrando os resultados positivos dos investimentos em tecnologia e integração das forças de segurança no município. Na noite de quinta-feira (12/06), uma motocicleta furtada foi recuperada com o auxílio das câmeras inteligentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O veículo, que havia sido furtado no bairro Flamengo, foi identificado pelas câmeras inteligentes do sistema de monitoramento da cidade. A partir do alerta emitido pelo Ciosp, agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) rapidamente se deslocaram para a região indicada e realizaram a abordagem de um casal que trafegava com a moto.
A motocicleta foi apreendida no local, e o casal foi encaminhado à 82ª Delegacia Policial (DP) para registro da ocorrência. Posteriormente, o condutor foi conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (76ª DP), onde permaneceu preso.
A atuação eficiente reforça a importância das câmeras de vigilância urbana aliadas ao trabalho das forças de segurança locais. O Ciosp tem sido um dos principais pilares da estratégia de prevenção e combate ao crime, permitindo respostas mais ágeis e eficazes.
A Secretaria de Segurança Cidadã segue comprometida com a proteção da população, integrando tecnologia, inteligência e ação rápida para garantir mais tranquilidade aos moradores de Maricá.
Maricá
Guarda Municipal realiza ação de Ronda Escolar e interage com alunos no Centro

Projeto promove segurança e conscientização em ambiente escolar
Nesta segunda-feira (09/06), o Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma ação de integração e prevenção com os alunos da Escola Municipal Professora Marília Sousa da Silva Nunes, no Centro de Maricá
A iniciativa reforça o compromisso de oferecer um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, com reforço ao patrulhamento e presença preventiva nas unidades de ensino e seu entorno. Entre as ações, destacam-se conversas sobre direitos e deveres, baseadas em legislações como o ECA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos
“Promover um ambiente seguro para que a escola seja aproveitada com tranquilidade”, explicou a Prefeitura ao destacar a importância da Ronda Escolar
Com atividades educativas e preventivas, o Grupamento contribui para que alunos e profissionais da escola se sintam mais protegidos e valorizados, fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar e os agentes de segurança.
Destaques
Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno no Centro Materno Infantil
21A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19/05) uma mobilização especial no Centro Materno Infantil, no Centro da cidade, em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
A ação reuniu lactantes, gestantes e profissionais de saúde, com palestras, orientações e serviços como vacinação BCG e triagem neonatal em recém-nascidos.
A nutricionista Jaqueline Gomes abriu os trabalhos com uma palestra sobre os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. Já a pediatra Claudia Paiva Gonçalves abordou a importância da doação de leite para bebês prematuros, que muitas vezes dependem desse alimento vital para sobreviver.
“O apoio e incentivo ao aleitamento materno é um foco da nossa gestão”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Velho. “Incentivamos que a população se una a essa corrente, doando e fortalecendo a vida dos pequenos e pequenas internadas em UTIs neonatais da região.”
No local funciona uma sala de coleta de leite humano, vinculada ao Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói. O espaço também oferece suporte para mães com dificuldades na amamentação, como problemas de “pega” ou baixa produção de leite.
A coleta é feita mediante agendamento via WhatsApp: (21) 2637-3395.
“Doar leite materno é um ato de amor que salva vidas. Além de alimentar, protege contra doenças e fortalece o vínculo entre mãe e bebê”, reforçou a nutricionista Jaqueline Gomes.
-
Destaques1 ano atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Destaques3 meses atrás
Mãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrás
Matricula inteligente está aberta para o ano letivo de 2023
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar