Maricá
Prefeitura de Maricá libera R$150,00 para alunos da rede publica comprarem livros da FLIM

A VII edição da Feira Literária de Maricá começou nesta sexta-feira (14) e segue até o dia 26 de outubro, aberta ao público das 8h às 21h. O evento, promovido pela Prefeitura de Maricá, tem uma programação que se estende durante as duas semanas.
Além dos alunos da rede pública municipal, estadual e do IFF, os professores da rede pública municipal também terão direito aos R$150,00 em vouchers para compras na feira literária.
A FLIM deste ano homenageia a escritora Conceição Evaristo e tem Darcy Ribeiro como patrono. Com curadoria da editora Raquel Menezes, o evento terá o tema sustentabilidade e pretende trazer para o público uma programação que pense no legado que será deixado para as próximas gerações. “O mote central da curadoria da Flim 2002 é sustentabilidade. Nosso objetivo com esta curadoria é pensar como o podemos deixar um mundo melhor para as próximas gerações.
– Receba as notícias em seu Whatsapp através do nosso grupo de notícias clicando aqui! (Lembrando que apenas os administradores podem publicar)
Programação:
14/out às 18h – Escrevivências para o futuro
Convidados: Conceição Evaristo e Natasha Felix
Mediação: Sandra Gurgel
15/out às 15h – Abram alas a Darcy Ribeiro e ao povo brasileiro
Convidado: Beatriz Myrrha
17/out às 15h – Cozinha e afeto para um mundo melhor
Convidado: Bela Gil
18/out às 15h – Literatura negro-afetiva
Convidados: Sonia Rosa e Otavio Jr
Mediação: Dilcemeres José da Costa
20/out às 15h – Como a internet tem desgastado as palavras
Convidado: Viviane Mosé
22/out às 10h – Contação de Histórias da Natureza
Convidado: Andrea Serpa
24/out às 18h – Acesso à literatura como direito humano
Convidados: Ana Maria Machado, Renata Costa e Rita Rosa
Mediação: Philippe Valentim
25/out às 18h – Literatura para uma sustentabilidade cultural
Convidados: Antônio Torres, Heleine Fernandes e José Pacheco
Mediação: Tais Bravo
25/out às 10h – Cultura Alimentar: contracolonização para adiar o fim do mundo
Convidado: Tainá Marajoara
26/out às 18h – Arakisawa – Comidas para descansar o sol
Convidado: Tainá Marajoara
SERVIÇO – Festa Literária de Maricá
De 14 a 26 de outubro, das 8h às 21h
Local: Subprefeitura de Maricá em Itaipuaçu (Área externa do estacionamento)
Rua Van Lerbergue, 249 – Itaipuaçu
Entrada gratuita
Destaques
Hospital Ernesto Che Guevara realiza quinta captação múltipla de órgãos em 2025

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, realizou nesta quarta-feira (16/07) a quinta captação múltipla de órgãos de 2025. A ação, promovida pela Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Saúde, captou fígado, rins e córneas de uma paciente de 35 anos, moradora de Itaipuaçu, que teve morte encefálica confirmada.
Com a captação, cinco pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão beneficiados com transplantes, ganhando nova chance de vida e qualidade no tratamento. A unidade hospitalar já contabiliza desde 2022 a abertura de 33 protocolos de morte encefálica, com 16 captações efetivadas e 172 estruturas corporais captadas, incluindo órgãos, globos oculares e tecidos.
A diretora-geral do hospital, Ana Paula Silva, destacou o gesto de solidariedade da família da doadora e a importância do trabalho realizado pela equipe multidisciplinar. “Essa atitude salvou vidas. A CIHDOTT e nossa equipe qualificada garantem um processo ágil e humanizado, conforme a orientação do prefeito Washington Quaquá, fortalecendo o SUS em Maricá”, afirmou.
O processo de captação se tornou ainda mais eficaz desde a inauguração do heliponto em julho de 2024, fruto da parceria com a Codemar, que facilita o transporte dos órgãos para transplante com maior rapidez e segurança.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, também comentou a relevância da ação. “A captação realizada no Hospital Che Guevara reforça o compromisso com a vida e a importância da doação de órgãos. Estamos construindo uma estrutura de saúde baseada em responsabilidade, cuidado e humanização.”
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) é responsável por acolher e orientar as famílias dos pacientes com suspeita de morte encefálica, promovendo uma abordagem humanizada sobre a possibilidade de doação.
A Prefeitura reforça a importância de manifestar o desejo de ser doador de órgãos à família, pois apenas parentes de até segundo grau podem autorizar o procedimento após a morte.
Destaques
Segurança em ação: Secretaria de Segurança Cidadã recupera motocicleta furtada com apoio de câmeras inteligentes

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Segurança Cidadã, segue demonstrando os resultados positivos dos investimentos em tecnologia e integração das forças de segurança no município. Na noite de quinta-feira (12/06), uma motocicleta furtada foi recuperada com o auxílio das câmeras inteligentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O veículo, que havia sido furtado no bairro Flamengo, foi identificado pelas câmeras inteligentes do sistema de monitoramento da cidade. A partir do alerta emitido pelo Ciosp, agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) rapidamente se deslocaram para a região indicada e realizaram a abordagem de um casal que trafegava com a moto.
A motocicleta foi apreendida no local, e o casal foi encaminhado à 82ª Delegacia Policial (DP) para registro da ocorrência. Posteriormente, o condutor foi conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (76ª DP), onde permaneceu preso.
A atuação eficiente reforça a importância das câmeras de vigilância urbana aliadas ao trabalho das forças de segurança locais. O Ciosp tem sido um dos principais pilares da estratégia de prevenção e combate ao crime, permitindo respostas mais ágeis e eficazes.
A Secretaria de Segurança Cidadã segue comprometida com a proteção da população, integrando tecnologia, inteligência e ação rápida para garantir mais tranquilidade aos moradores de Maricá.
Maricá
Guarda Municipal realiza ação de Ronda Escolar e interage com alunos no Centro

Projeto promove segurança e conscientização em ambiente escolar
Nesta segunda-feira (09/06), o Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma ação de integração e prevenção com os alunos da Escola Municipal Professora Marília Sousa da Silva Nunes, no Centro de Maricá
A iniciativa reforça o compromisso de oferecer um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, com reforço ao patrulhamento e presença preventiva nas unidades de ensino e seu entorno. Entre as ações, destacam-se conversas sobre direitos e deveres, baseadas em legislações como o ECA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos
“Promover um ambiente seguro para que a escola seja aproveitada com tranquilidade”, explicou a Prefeitura ao destacar a importância da Ronda Escolar
Com atividades educativas e preventivas, o Grupamento contribui para que alunos e profissionais da escola se sintam mais protegidos e valorizados, fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar e os agentes de segurança.
-
Destaques1 ano atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Destaques4 meses atrás
Mãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrás
Matricula inteligente está aberta para o ano letivo de 2023
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar