Destaques
Oficina de produção de ovos e trufas de chocolate deficientes tem inscrições abertas em Maricá

Ação é uma oportunidade de renda extra na Páscoa e terá aulas presenciais em abril. A Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, abriu inscrições para a segunda oficina de produção de ovos e trufas de chocolate, com início em abril, para pessoas com deficiência e seus familiares que buscam capacitação profissional e a possibilidade de obter uma renda extra na Páscoa.

Oficina de confecção de ovos de Páscoa está aberta para pessoas com deficiência em Maricá — Foto: Divulgação/prefeitura
As aulas serão presenciais nos dias 4, 6, 11 e 13 de abril, na sede do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI). Estão disponíveis 20 vagas divididas entre os turnos da manhã, das 10h às 12h, e tarde, das 14h às 16h. Os interessados devem ter no mínimo 16 anos e morar em Maricá. Familiares de pessoas com deficiência também podem se inscrever. Todo o material usado na oficina será fornecido pelo CRPI, assim como o transporte acessível para os que necessitarem, mediante solicitação prévia pelo telefone 3005-4107.
Uma das alunas da primeira oficina realizada em 16 de março, Dayane dos Santos Barbosa tem orgulho de dizer que aprendeu a confeccionar ovos de páscoa, com a técnica para diversos recheios, trufas, além da teoria para manusear o chocolate e fazer a precificação. “Parabenizo os profissionais envolvidos na iniciativa gratuita. O curso me deixou com gostinho de quero mais! Uma bela atividade voltada para pessoas com deficiência: inclusiva, calma e muito agregadora”, disse.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas até quinta-feira (31) pelo telefone do CRPI, (21) 3005-4107, de segunda a sexta, em horário comercial. Os candidatos deverão apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e um documento que comprove a deficiência
Por g1 — Maricá
Destaques
Segurança em ação: Secretaria de Segurança Cidadã recupera motocicleta furtada com apoio de câmeras inteligentes

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Segurança Cidadã, segue demonstrando os resultados positivos dos investimentos em tecnologia e integração das forças de segurança no município. Na noite de quinta-feira (12/06), uma motocicleta furtada foi recuperada com o auxílio das câmeras inteligentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O veículo, que havia sido furtado no bairro Flamengo, foi identificado pelas câmeras inteligentes do sistema de monitoramento da cidade. A partir do alerta emitido pelo Ciosp, agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) rapidamente se deslocaram para a região indicada e realizaram a abordagem de um casal que trafegava com a moto.
A motocicleta foi apreendida no local, e o casal foi encaminhado à 82ª Delegacia Policial (DP) para registro da ocorrência. Posteriormente, o condutor foi conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (76ª DP), onde permaneceu preso.
A atuação eficiente reforça a importância das câmeras de vigilância urbana aliadas ao trabalho das forças de segurança locais. O Ciosp tem sido um dos principais pilares da estratégia de prevenção e combate ao crime, permitindo respostas mais ágeis e eficazes.
A Secretaria de Segurança Cidadã segue comprometida com a proteção da população, integrando tecnologia, inteligência e ação rápida para garantir mais tranquilidade aos moradores de Maricá.
Destaques
Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno no Centro Materno Infantil
21A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19/05) uma mobilização especial no Centro Materno Infantil, no Centro da cidade, em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
A ação reuniu lactantes, gestantes e profissionais de saúde, com palestras, orientações e serviços como vacinação BCG e triagem neonatal em recém-nascidos.
A nutricionista Jaqueline Gomes abriu os trabalhos com uma palestra sobre os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. Já a pediatra Claudia Paiva Gonçalves abordou a importância da doação de leite para bebês prematuros, que muitas vezes dependem desse alimento vital para sobreviver.
“O apoio e incentivo ao aleitamento materno é um foco da nossa gestão”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Velho. “Incentivamos que a população se una a essa corrente, doando e fortalecendo a vida dos pequenos e pequenas internadas em UTIs neonatais da região.”
No local funciona uma sala de coleta de leite humano, vinculada ao Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói. O espaço também oferece suporte para mães com dificuldades na amamentação, como problemas de “pega” ou baixa produção de leite.
A coleta é feita mediante agendamento via WhatsApp: (21) 2637-3395.
“Doar leite materno é um ato de amor que salva vidas. Além de alimentar, protege contra doenças e fortalece o vínculo entre mãe e bebê”, reforçou a nutricionista Jaqueline Gomes.
Destaques
Shows de aniversário de Maricá reúnem multidões em Itaipuaçu com segurança e organização

O primeiro final de semana de celebrações pelos 211 anos de Maricá atraiu milhares de pessoas à orla de Itaipuaçu. Entre os dias 16 e 18 de maio, a população curtiu shows de grandes nomes da música brasileira, como Jorge Aragão, Elba Ramalho e o Grupo Fundo de Quintal.
Para garantir a tranquilidade dos festejos, a Prefeitura de Maricá mobilizou uma grande força-tarefa com as secretarias de Segurança Cidadã, Trânsito, Defesa Civil, Assistência Social, Serviços Públicos e a Empresa Pública de Transportes (EPT).
A Guarda Municipal e o Proeis atuaram com patrulhamento preventivo e controle de acesso. A Defesa Civil esteve presente em pontos estratégicos, enquanto a Secretaria de Assistência Social promoveu a identificação de crianças para prevenção de perdas.
No transporte, a EPT disponibilizou 40 linhas extras para atender a demanda, garantindo mobilidade e conforto aos visitantes.
Na limpeza, o destaque foi o trabalho do projeto Praia + Limpa, com equipes atuando nas noites de sexta a domingo. As ações se somaram à rotina das equipes de conservação dos bairros e da orla.
“Com planejamento, conseguimos proporcionar um fim de semana de shows com segurança, limpeza e organização. Maricá está mostrando sua força como polo turístico e cultural do estado do Rio de Janeiro”, destacou a Prefeitura em nota.
-
Destaques1 ano atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Destaques4 meses atrás
Mãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrás
Matricula inteligente está aberta para o ano letivo de 2023
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar