Destaques
Natal Iluminado em Maricá terá espetáculo de águas dançantes na Lagoa de Araçatiba
Árvore flutuante, casas do Papai Noel e decoração especial em prédios públicos e diversas vias cidade serão inauguradas no dia 18/11
A Prefeitura de Maricá inaugura, no próximo dia 18 de novembro, a decoração natalina da cidade com uma novidade: o espetáculo de águas dançantes na Lagoa de Araçatiba, que será apresentado pela primeira vez em água salgada em um município da região sudeste. A atração exclusiva – criada nos moldes da cidade de Gramado (RS) – terá efeito tridimensional em um trecho de 180 metros de comprimento dentro da lagoa. Com auxílio de 100 bombas submersas, o espetáculo exibirá movimentos com jatos de água criando efeitos de dança sincronizada com música, iluminação colorida, fogo, fogos de artifício. além de um filme natalino, que será projetado em um grande telão com referências à cidade, como os ônibus vermelhinhos e a moeda social mumbuca.
Com 37 metros de altura, a tradicional árvore de natal flutuante será montada na Lagoa de Araçatiba e contará com deck e acessibilidade a pessoas com deficiência, para que maricaenses e turistas possam tirar belas fotos bem próximo a ela. Duas casas do Papai Noel serão montadas na cidade, sendo uma delas na Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu; e outra na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, onde também haverá a apresentação do espetáculo teatral “O Acender das Luzes”. A decoração especial também estará presente em prédios públicos, canteiros centrais da rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e em diversos bairros da cidade. O investimento total é de cerca de R$ 15 milhões.
“Estamos preparando um natal bastante animado e cheio de atrações tanto para os nossos cidadãos maricaenses quanto para os turistas que aproveitam para visitar a cidade neste período do ano. Vamos trazer para Maricá o espetáculo das águas dançantes, que é lindíssimo e com certeza vai agradar e emocionar a todos. Além das atrações do Centro, vamos levar a Casa do Papai Noel também para Itaipuaçu com foco na diversão das crianças. Será uma festa de natal maior e com muitas novidades para a nossa população” destacou o prefeito Fabiano Horta.
De acordo com o secretário de Turismo, Robson Dutra, a cidade tem a expectativa de receber cerca de 30 mil pessoas, sendo 50% de turistas com meta deste público fazer pelo menos um pernoite na cidade.
“Estamos elaborando um plano com as pousadas e hotéis da cidade para receber os turistas e visitantes. Conforme estudo dos anos anteriores, temos a demanda de transformar o visitante em turista, assim programamos espetáculos no mesmo horário com intuito de consolidar a pernoite dos visitantes na cidade. Neste ano demos suporte para criação da Associação de Guias de Turismo de Maricá que irão vender os pacotes com as pousadas elaborando todo plano de transfer do turista ao local do evento”, destacou Robson Dutra.
O secretário ressaltou ainda que atualmente 75% da população de Maricá são oriundas de outras localidades. Dessa forma, ele acredita que parte da população irá participar do evento pela primeira vez.
Maricá “junta todo mundo”
Em paralelo à decoração e às atrações natalinas na cidade, a Prefeitura também lançará uma campanha publicitária na mídia destacando o conceito “Junta todo mundo”, m referência ao primeiro ano após a pandemia da Covid-19. Com o avanço da vacinação e a comprovação da sua eficácia, a mensagem traz de volta o sentimento de alegria de estar em comunidade.
As peças publicitárias terão forte tom emocional e positivo, mostrando a felicidade que esse momento representa para cada família. Um sentimento que conecta as pessoas, que juntas ajudam a tornar o natal de Maricá ainda maior e mais especial. A campanha mostra que não é somente voltar a sair, e sim voltar a estar presente, a viver dias felizes, construir novas memórias, reencontrar os amigos mais distantes, conhecer novas pessoas e lugares.
Destaques
Projeto de lei propõe linha de crédito no Banco Mumbuca para pessoas com deficiência em Maricá
Projeto de lei propõe linha de crédito no Banco Mumbuca para pessoas com deficiência em Maricá
A Câmara Municipal de Maricá analisou, nesta quinta-feira (21/08), um projeto de lei que prevê a criação de uma linha de crédito especial no Banco Mumbuca, destinada exclusivamente a pessoas com deficiência (PcDs).
O objetivo é facilitar a aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, como cadeiras de rodas motorizadas, aparelhos auditivos, softwares de acessibilidade, entre outros recursos essenciais para ampliar a autonomia e a inclusão social.
De autoria do vereador Robson Dutra, a proposta estabelece que os financiamentos terão condições diferenciadas, adequadas à realidade desse público que enfrenta barreiras físicas e financeiras.
“Não podemos falar de inclusão sem pensar em acessibilidade real. Muitas vezes, o que separa uma pessoa com deficiência da plena participação na sociedade é o acesso a um equipamento adequado. Essa linha de crédito vem para preencher essa lacuna”, afirmou Dutra durante a apresentação do projeto.
O Banco Mumbuca, que já administra a moeda social utilizada em programas como a Renda Básica de Cidadania, será o responsável pela linha de financiamento, reforçando seu papel como banco comunitário voltado para políticas sociais.
Destaques
Técnica de enfermagem é encontrada morta dentro do dormitório da UPA de Inoã
Técnica de enfermagem é encontrada morta dentro do dormitório da UPA de Inoã
Marissol Folgozy, técnica de enfermagem da UPA de Inoã, foi encontrada sem vida dentro do dormitório onde trabalhava como plantonista. Marissol, mãe de uma filha pequena, era muito querida por colegas e pacientes.
Segundo informações, o corpo da profissional apresentava acesso venoso no braço, como se tivesse sido medicada recentemente. A Polícia Civil está investigando o caso para apurar as circunstâncias da morte.
A perda gerou grande comoção entre os funcionários da UPA e a comunidade local, que lamentam a morte prematura da técnica de enfermagem.
Destaques
Maricá assina parceria com DNIT para implantar o “Vermelhinho das Águas”
Primeiro sistema municipal aquaviário de passageiros e cargas gratuito terá estações em diversos bairros e promete integrar transporte, economia e cultura no complexo lagunar
A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), formalizou nesta segunda-feira (11/08) a assinatura do termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), marcando o início do projeto “Vermelhinho das Águas” – o primeiro sistema municipal aquaviário gratuito de passageiros e cargas da cidade.
A cerimônia, realizada na sede da Codemar, também apresentou a proposta técnica que prevê estações aquaviárias em diferentes pontos do complexo lagunar de Maricá.
“O cidadão vai poder circular pelas lagoas gratuitamente. Vamos melhorar também o fluxo de cargas. Tudo está pensado, assim como um ferryboat no futuro, que vai ligar Ponta Negra ao aeroporto Santos Dumont. É uma revolução”, destacou o prefeito Washington Quaquá.
As primeiras estações devem ser implantadas nas orlas das Amendoeiras, em São José do Imbassaí, além de Parque Nanci, Araçatiba, Barra de Maricá, Jacaroá, Bambuí e Guarapina. O projeto prevê ainda integração com o “Caminho das Artes”, complexo de lazer e cultura que incluirá museus, praça, espaço de convivência e áreas de recreação.
Segundo o presidente da Codemar, Celso Pansera, a iniciativa vai trazer mais mobilidade e qualidade de vida:
“Vamos melhorar a fluidez da cidade aproveitando a disposição das nossas lagoas. Integrar os modais aquaviários ao transporte público é um grande passo para Maricá”.
Após a assinatura, autoridades e técnicos visitaram áreas estratégicas como Boqueirão, Ponte Preta e Ponta Negra, parte do trajeto previsto para o novo modal.
O chefe do serviço de Engenharia Aquaviária do DNIT, Mauro Medeiros de Carvalho Junior, explicou que a próxima fase será a análise de viabilidade:
“Já vínhamos estudando esse projeto há um ano. Agora, daremos início aos estudos de viabilidade para confirmar as áreas. Depois vamos desenvolver o projeto executivo para iniciar as obras”.
Além do transporte de passageiros, o sistema também pretende fortalecer o turismo e a economia local, especialmente a pesca.
“O pescador é nosso parceiro nesse processo. Esse meio de transporte vai conectar ainda mais a atividade pesqueira aos moradores e a outros municípios”, ressaltou o diretor de Obras da Codemar, Rodrigo Corrêa.
-
Destaques2 anos atrásHomem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Destaques3 anos atrásAlunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Maricá3 anos atrásVídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques8 meses atrásMãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrásGuerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo









Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar