Notícias
Maricá retoma a vacinação dos grupos prioritários e reorganiza os locais de imunização
**Mudança acontece após a chegada de remessa da vacina atualizada, que protege contra a variante XBB. Imunizante passa a ser aplicado a partir de 03/06**
terça-feira, 28 maio 2024
Maricá, RJ– A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, retomará na próxima segunda-feira (03/06) a vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19, conforme as recomendações atualizadas do Ministério da Saúde. Este retorno é possibilitado pela chegada de uma nova remessa da vacina do laboratório Moderna, atualizada para oferecer proteção contra a subvariante da ômicron, a XBB 1.5.
A vacinação para os grupos prioritários com idade a partir de 12 anos ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e Jardim Atlântico. Para evitar desperdício de doses, as USF Marinelândia, Chácara de Inoã e São José 2 administrarão a vacina às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h. Os indivíduos devem apresentar identidade, caderneta de vacinação (se disponível) e um comprovante do público prioritário, como laudo médico ou documento funcional.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina atualizada deve ser aplicada semestralmente nos seguintes grupos prioritários:
– Pessoas com 60 anos ou mais
– Imunocomprometidos a partir de 5 anos
– Gestantes e puérperas
A vacina será aplicada anualmente para:
– Indígenas, quilombolas, ribeirinhos
– Trabalhadores de saúde
– Pessoas em instituições de longa permanência e seus trabalhadores
– Pessoas com comorbidades
– Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade
– Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
– Pessoas em situação de rua
A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, enfatizou a importância da vacinação para os grupos prioritários, reduzindo os riscos de hospitalizações e agravos. “A vacina é o meio mais efetivo de nos protegermos contra várias doenças e foi o que salvou milhares de vidas durante a pandemia da Covid-19. A ampla cobertura vacinal é fundamental para evitar agravos, e atualmente, é oferecida uma vacina atualizada aos públicos com mais risco para a doença. Por isso, recomendamos que as pessoas desses grupos procurem a USF mais próxima e se protejam. As vacinas são totalmente seguras e eficazes”, afirmou Juliana.
Crianças de 5 a 11 anos em grupos prioritários poderão receber a vacina XBB nos seguintes locais:
– Segundas-feiras: USF Barroco (9h às 18h)
– Terças-feiras: USF Inoã 2 (9h às 18h)
– Quintas-feiras: USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo) (9h às 16h)
– Sextas-feiras: USF Bambuí (9h às 16h)
A vacinação será anual ou semestral, dependendo do grupo ao qual a criança pertence. Para crianças de seis meses a 4 anos, a vacinação é parte do Calendário Nacional de Vacinação, com duas doses da vacina monovalente XBB da Moderna, aplicadas com intervalo de 4 semanas.
Públicos prioritários com idade a partir de 12 anos:
– **Segunda a sexta-feira:**
– USF Central: Rua Clímaco Pereira, 375, Centro (9h às 18h)
– USF Jardim Atlântico: Rua 36 (esquina com a Rua 53), lote 01, quadra 206, Itaipuaçu (9h às 18h)
– **Segundas, quartas e sextas-feiras:**
– USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí (9h às 18h)
– USF Marinelândia: R. Nove, 8, loteamento Marinelândia, Cordeirinho (9h às 16h)
– USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania (9h às 16h)
**Crianças de seis meses a 11 anos:**
– **Segundas-feiras:** USF Barroco (9h às 18h)
– **Terças-feiras:** USF Inoã 2 (9h às 18h)
– **Quintas-feiras:** USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo) (9h às 16h)
– **Sextas-feiras:** USF Bambuí (9h às 16h)
Estas atualizações visam garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis à Covid-19 e seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Notícias
Prefeitura de Maricá assina termo de cooperação com a UFRJ para curso e núcleo de pesquisa no Parque Tecnológico
Parceria vai promover graduação em Biotecnologia e criar um centro de excelência em pesquisa e soluções tecnológicas
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025
A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), firmou um termo de cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para promover ensino e pesquisa no Parque Tecnológico de Maricá, localizado em Ubatiba.
A previsão é que 50 vagas para o curso de graduação em Biotecnologia já estejam disponíveis no próximo vestibular da universidade.
Durante a cerimônia de assinatura, o prefeito Washington Quaquá destacou a importância estratégica da parceria:
“Fazer essa parceria com a UFRJ é estratégico para trazer tecnologias para o município. Queremos que Maricá seja um grande polo científico e tecnológico do país. E tudo isso é para construir uma economia para as pessoas e para as famílias.”
O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, elogiou o modelo de desenvolvimento da cidade e reforçou a relevância da ciência para a soberania nacional:
“A nossa vinda para Maricá tem muito a ver com o trabalho que essa cidade está fazendo pela sua população. Muitos falam de petróleo, mas poucas cidades souberam aproveitar esse recurso como Maricá faz, com benefícios reais para a população. Se nós não dominarmos ciência, tecnologia e inovação, jamais teremos um povo verdadeiramente soberano.”
O diretor do Instituto de Biofísica da UFRJ, Kildare Rocha, explicou que o novo curso foi planejado com foco prático e impacto regional:
“O curso de Biotecnologia foi pensado com uma aplicação concreta e tem tudo para colocar Maricá no mapa do desenvolvimento tecnológico na área biológica no estado do Rio de Janeiro e no país.”
Parque Tecnológico: infraestrutura e expansão
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Pansera, responsável pela construção do Parque Tecnológico, apresentou os detalhes da nova estrutura e comemorou o acordo com a universidade.
“Não é fácil trazer a maior universidade federal do Brasil para cá. O prédio que estamos concluindo tem quatro andares: no superior ficará a nova sede do ICTIM; no terceiro, a gestão do parque, a aceleradora de empresas e a direção do parque futuro; e o primeiro piso será a graduação do primeiro curso da UFRJ.”
Pansera também anunciou a chegada de empresas privadas que vão se instalar no parque, dentro do modelo de “tripla hélice”, unindo governo, pesquisadores e setor produtivo.
“A Desaer se instala aqui em dezembro, com 75 engenheiros para desenvolver aviões. A Bio Inovar vem com um centro de pesquisa em medicina de alta precisão. O Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas também estará presente. E a parceria SESI/SENAI/Maraey vai capacitar 1.500 pessoas para o complexo hoteleiro.”
Fundo de investimento em ciência e tecnologia
Durante o evento, o prefeito Quaquá anunciou a criação de um fundo de investimento específico para ciência e tecnologia, voltado ao fortalecimento da inovação em Maricá.
“A soberania do Brasil só será real quando dominarmos o conhecimento, seja ele técnico ou cultural. A dominação hoje se dá não com armas, mas com conhecimento. Não podemos desperdiçar dinheiro.”
O secretário de Governo, Arlen Pereira, celebrou o avanço da parceria com a UFRJ e o papel estratégico do parque para o futuro da cidade:
“Nós estamos aqui para construir a economia pós-petróleo. Por isso o Parque Tecnológico está no centro do debate sobre o desenvolvimento de Maricá. Trazer a UFRJ é um pontapé gigantesco.”
Notícias
Maricá e Enel intensificam parceria para reduzir impactos de quedas de energia Comitê municipal estabelece plano de contingência e prioriza áreas essenciais durante períodos de instabilidade climática
A Prefeitura de Maricá, por meio do Comitê de Planejamento e Articulação Municipal-Enel (CPAME), recebeu nesta quinta-feira (06/11) representantes da concessionária de energia elétrica Enel Distribuição Rio para alinhar estratégias que reduzam os impactos de interrupções no fornecimento de energia durante o período de maior instabilidade climática.
Servidores de diversas secretarias participaram do encontro, que reforçou a integração operacional entre a concessionária e o poder público municipal. O plano conjunto tem como pilares o planejamento antecipado, a comunicação direta e a priorização de áreas essenciais.
A secretária de Iluminação Pública e Energias Renováveis, Verônica Costa, destacou a importância do trabalho contínuo com a concessionária:
“A principal contribuição foi a identificação dos pontos críticos de interrupção no fornecimento de energia. Anteriormente, em Jaconé, por exemplo, não era possível usar chuveiros elétricos às 17h; atualmente, graças às ações conjuntas da Prefeitura e da Enel, essa situação foi revertida. Pretendemos estender essa atuação para todos os bairros.”
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Danilo Santos, informou que o plano de contingência apresentado pela Enel será incorporado ao plano municipal, garantindo uma atuação mais integrada e eficiente:
“Estamos trabalhando para que casos como o ocorrido em 2023, em que pontos da cidade ficaram dias sem luz, não se repitam. Criamos esse canal direto com a Enel para agilizar o atendimento à população.”
A diretora comercial da Enel Rio, Ana Teresa Raposo, ressaltou o aumento dos investimentos da empresa, com foco na internalização das equipes técnicas e maior proximidade com o consumidor:
“O ponto fundamental a ser destacado é a estreita colaboração com o poder público e a compreensão das necessidades dos nossos clientes, sejam eles órgãos públicos, residências ou empresas. O projeto de internalização das equipes nos permite entender e responder com mais rapidez às reais necessidades dos clientes.”
O responsável por Operações Técnicas e Comerciais da Enel Rio em Maricá, Arlan Jambeiro, reforçou que o objetivo é reduzir ao máximo as falhas no fornecimento e as reclamações:
“A integração e as reuniões estratégicas com órgãos como a Defesa Civil e a Prefeitura são fundamentais para garantir que falhas de comunicação não prejudiquem o atendimento.”
O Comitê de Planejamento e Articulação Municipal-Enel (CPAME) se reúne quinzenalmente com o objetivo de integrar ações e soluções para a segurança energética da cidade. Além disso, contatos diários são mantidos entre os integrantes do comitê para dar celeridade às demandas em Maricá.
Notícias
Maricá instala gabinete de crise para monitorar reflexos de operação policial no Rio de Janeiro
Ação preventiva visa garantir a segurança da população e o monitoramento de possíveis impactos no município
Por Redação | 28 de outubro de 2025
A Prefeitura de Maricá instaurou, de forma preventiva, um gabinete de crise nesta terça-feira (28/10) para acompanhar possíveis reflexos da operação policial em andamento na cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com a Secretaria de Segurança Cidadã (Seseg), não há qualquer ameaça identificada no município até o momento. A medida tem caráter preventivo e visa garantir o monitoramento em tempo real de qualquer situação que possa impactar a segurança pública de Maricá.
As equipes da secretaria permanecem em prontidão no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e no Centro de Operações de Maricá (COMAR). O efetivo da Guarda Municipal e os policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) também estão mobilizados e prontos para atuar, caso haja necessidade.
“Instalamos esse gabinete de crise para monitorar as ações criminosas. A Seseg está em contato com os comandos do 12º BPM, do CPRv e também com a 82ª DP. Até o momento, não há qualquer intercorrência — a criação desse gabinete é apenas uma medida de prevenção”, afirmou o coronel Júlio Veras, secretário de Segurança Cidadã de Maricá.
A Prefeitura reforça que todas as forças de segurança do município estão em alerta e integradas para assegurar a tranquilidade da população, e que não há registro de anormalidades até o momento.
📸 Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
-
Destaques2 anos atrásHomem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Destaques3 anos atrásAlunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Maricá3 anos atrásVídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques8 meses atrásMãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrásGuerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo









Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar