Maricá
Maricá Amplia Serviço de Saúde com Atendimento Especializado contra Câncer de Pele

A Prefeitura de Maricá anunciou a diversificação do atendimento de saúde, introduzindo um serviço especializado de prevenção e tratamento de câncer de pele no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara a partir de fevereiro. Este será o primeiro serviço ambulatorial desse tipo no município, focado no tratamento de pacientes com lesões sugestivas ou confirmadas da doença, com agendamento pela central de regulação.
O Serviço de Prevenção e Tratamento de Câncer de Pele atenderá a população em geral, além dos trabalhadores da gestão municipal, com foco naqueles que atuam em áreas de exposição de risco ao sol. O processo inclui consulta, biópsia, procedimentos e acompanhamento do paciente, vinculando-o ao serviço de dermatologia cirúrgica. A demanda será identificada nas Unidades de Saúde da Família (USF), que encaminharão as solicitações à Central de Regulação para agendamento de consulta.
Em uma reunião de alinhamento realizada no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, foram definidos os próximos passos do serviço. Participaram do encontro a subsecretária da Rede de Urgência e Emergência, Juliana Nogueira, o subsecretário de Ensino e Pesquisa, Marcelo Velho, representantes da unidade hospitalar e a primeira-dama Rosana Horta, idealizadora da iniciativa.
A subsecretária Juliana Nogueira destacou a importância do atendimento ambulatorial na área e delineou as etapas necessárias.
“No Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, temos um serviço de dermatologia cirúrgica e, dentro disso, criaremos esse ambulatório para tratar lesões sugestivas ou confirmadas de câncer de pele. Serão atendidos pacientes e trabalhadores da Prefeitura expostos ao sol, agendados pela Central de Regulação, após encaminhamento pelas equipes da USF. Este será um serviço permanente, que teve como madrinha a primeira-dama Rosana Horta”, afirmou.
Em fevereiro, os profissionais das USF realizarão busca ativa por usuários necessitando assistência relacionada à prevenção e tratamento do câncer de pele. Posteriormente, esses usuários serão encaminhados à Central de Regulação para marcação de atendimento no serviço ambulatorial do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara. Essa abordagem conjunta visa oferecer uma assistência mais abrangente e eficaz.
O câncer de pele muitas vezes se manifesta de forma sutil, com sinais iniciais como pintas ou verrugas, podendo evoluir para estágios mais graves se não for detectado e tratado precocemente. Por isso, a população é incentivada a buscar imediatamente a USF de referência ao identificar alterações ou sinais suspeitos.
O Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, inaugurado em 2020, tornou-se essencial para salvar vidas durante a pandemia da Covid-19. Atualmente, é referência em cirurgias eletivas e de trauma na cidade. No ambulatório, são atendidos pacientes pré e pós-cirúrgicos, agendados pela Central de Regulação do município, priorizando os casos mais graves.
Em 2023, a unidade hospitalar registrou mais de 26 mil atendimentos ambulatoriais e aproximadamente 11 mil cirurgias.
Destaques
Hospital Ernesto Che Guevara realiza quinta captação múltipla de órgãos em 2025

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, realizou nesta quarta-feira (16/07) a quinta captação múltipla de órgãos de 2025. A ação, promovida pela Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Saúde, captou fígado, rins e córneas de uma paciente de 35 anos, moradora de Itaipuaçu, que teve morte encefálica confirmada.
Com a captação, cinco pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão beneficiados com transplantes, ganhando nova chance de vida e qualidade no tratamento. A unidade hospitalar já contabiliza desde 2022 a abertura de 33 protocolos de morte encefálica, com 16 captações efetivadas e 172 estruturas corporais captadas, incluindo órgãos, globos oculares e tecidos.
A diretora-geral do hospital, Ana Paula Silva, destacou o gesto de solidariedade da família da doadora e a importância do trabalho realizado pela equipe multidisciplinar. “Essa atitude salvou vidas. A CIHDOTT e nossa equipe qualificada garantem um processo ágil e humanizado, conforme a orientação do prefeito Washington Quaquá, fortalecendo o SUS em Maricá”, afirmou.
O processo de captação se tornou ainda mais eficaz desde a inauguração do heliponto em julho de 2024, fruto da parceria com a Codemar, que facilita o transporte dos órgãos para transplante com maior rapidez e segurança.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, também comentou a relevância da ação. “A captação realizada no Hospital Che Guevara reforça o compromisso com a vida e a importância da doação de órgãos. Estamos construindo uma estrutura de saúde baseada em responsabilidade, cuidado e humanização.”
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) é responsável por acolher e orientar as famílias dos pacientes com suspeita de morte encefálica, promovendo uma abordagem humanizada sobre a possibilidade de doação.
A Prefeitura reforça a importância de manifestar o desejo de ser doador de órgãos à família, pois apenas parentes de até segundo grau podem autorizar o procedimento após a morte.
Destaques
Segurança em ação: Secretaria de Segurança Cidadã recupera motocicleta furtada com apoio de câmeras inteligentes

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Segurança Cidadã, segue demonstrando os resultados positivos dos investimentos em tecnologia e integração das forças de segurança no município. Na noite de quinta-feira (12/06), uma motocicleta furtada foi recuperada com o auxílio das câmeras inteligentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O veículo, que havia sido furtado no bairro Flamengo, foi identificado pelas câmeras inteligentes do sistema de monitoramento da cidade. A partir do alerta emitido pelo Ciosp, agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) rapidamente se deslocaram para a região indicada e realizaram a abordagem de um casal que trafegava com a moto.
A motocicleta foi apreendida no local, e o casal foi encaminhado à 82ª Delegacia Policial (DP) para registro da ocorrência. Posteriormente, o condutor foi conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (76ª DP), onde permaneceu preso.
A atuação eficiente reforça a importância das câmeras de vigilância urbana aliadas ao trabalho das forças de segurança locais. O Ciosp tem sido um dos principais pilares da estratégia de prevenção e combate ao crime, permitindo respostas mais ágeis e eficazes.
A Secretaria de Segurança Cidadã segue comprometida com a proteção da população, integrando tecnologia, inteligência e ação rápida para garantir mais tranquilidade aos moradores de Maricá.
Maricá
Guarda Municipal realiza ação de Ronda Escolar e interage com alunos no Centro

Projeto promove segurança e conscientização em ambiente escolar
Nesta segunda-feira (09/06), o Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma ação de integração e prevenção com os alunos da Escola Municipal Professora Marília Sousa da Silva Nunes, no Centro de Maricá
A iniciativa reforça o compromisso de oferecer um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, com reforço ao patrulhamento e presença preventiva nas unidades de ensino e seu entorno. Entre as ações, destacam-se conversas sobre direitos e deveres, baseadas em legislações como o ECA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos
“Promover um ambiente seguro para que a escola seja aproveitada com tranquilidade”, explicou a Prefeitura ao destacar a importância da Ronda Escolar
Com atividades educativas e preventivas, o Grupamento contribui para que alunos e profissionais da escola se sintam mais protegidos e valorizados, fortalecendo o vínculo entre a comunidade escolar e os agentes de segurança.
-
Destaques1 ano atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Destaques4 meses atrás
Mãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrás
Matricula inteligente está aberta para o ano letivo de 2023
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar