Maricá
Maricá, acolhedora por natureza’ é tema de estande na Feira Internacional de Turismo (Fitur) na Espanha
A cidade de Maricá estreou a marca “Maricá, acolhedora por natureza” como identidade internacional na Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece entre os dias 18 e 22 de janeiro em Madri, na Espanha. O principal foco do evento é apresentar a cidade ao turismo mundial, atrair empreendimentos hoteleiros, além da elaboração de roteiros de turismo estrangeiro que passem a incluir a cidade, que já recebe cerca de 800 mil turistas nos meses de alta temporada (de novembro a março).
“A marca ‘Maricá acolhedora por natureza’ consegue expressar muito do que é nossa cidade representa no cenário brasileiro. Um lugar que acolhe seu povo, cuida de sua gente e gera oportunidades. Maricá acolhe o novo e também o tradicional, acolhe empreendimentos, a cultura, o social. E acolhe com belas paisagens naturais. É um belo conceito para definir o que nossa Maricá é”, explicou Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, empresa responsável pela participação no evento.
Maricá fica em exposição em Madrid até o dia 22 de janeiro e expectativa é de que nos cinco dias de evento, o estande receba mais de 100 mil visitantes, dos mais diversos países. Um deles é o chileno Aldo Migone, que mora no Rio há 40 anos e até foi morador de Maricá, onde estão até hoje seus filhos e sua ex-esposa.
“Morei em Maricá e, na época, não tinha nem sinal de trânsito, nem asfalto nas ruas. Hoje, a cidade é uma beleza! Acredito que em 3 ou 4 anos Maricá estará melhor que Búzios como destino turístico. Achei impressionante ver Maricá exposta aqui em Madri. Nossa empresa de turismo está levando 400 espanhóis, de Madri para o Rio, em junho e estamos oferecendo um dia em Maricá, para apresentar o Espraiado, as cachoeiras, as renderas, o trabalho de tapeçaria, enfim, mostrar um pouco de Maricá para o mundo”, disse Aldo.
Para o responsável pela delegação da Fitur no Brasil, Ignacio Bartolome, Maricá é a maior descoberta desta edição da feira. “Depois de conhecer o stand e as maravilhas da cidade, estou desenhando não só conhecer a cidade, mas até a possibilidade de morar em Maricá”, destacou.
Destaques para turistas estrangeiros
Uma das características de infraestrutura destacadas ao público estrangeiro é o Aeroporto de Maricá, operado pela Codemar, que tem capacidade para mil passageiros por dia em voos offshore. O município também está perto do Aeroporto Internacional do Rio, a cerca de 50 minutos. A exuberância da natureza é outro ativo que valoriza a cidade. São 46 quilômetros de praias e seis lagoas, além de canais, ilhas, rios, cachoeiras. As montanhas que cercam o município garantem o turismo de aventura, com trilhas, escalada e rampa de voo livre. A restinga, de grande valor ambiental, emoldura o mar propício a esportes como surf e pescaria, e separa as ondas valentes das serenas lagoas, riscadas por remadores.
A cultura também é traço marcante, das linhas do renomado arquiteto Oscar Niemeyer (que assina a casa onde morou o antropólogo e sociólogo Darcy Ribeiro) até a pintura na pele dos povos originários. Faz parte de Maricá uma aldeia indígena que se orgulha de ser acolhedora. A visitação é possível, e os turistas podem participar de danças, conversas e atividades esportivas. Outros nomes relevantes para a cultura que escolheram Maricá como lar e têm suas casas em processo de transformação em centros culturais foram as cantoras Beth Carvalho e Maysa.
Incentivos ao desenvolvimento
O estande de Maricá, montado na Fitur, fica ao lado dos estandes da Embratur e da cidade do Rio de Janeiro, e tem a missão de apresentar tudo que a cidade oferece aos investidores, como o foco em aumentar a infraestrutura hoteleira, gerando mais empregos e mais renda para os moradores. Atualmente, existem 50 pousadas e hotéis, com a oferta de 600 quartos, 965 leitos. A área de meios de hospedagem teve um crescimento de 60% em quatro anos, passando de 1.136 leitos em 2018 para 1.835 em 2022.
A legislação e a tributação de Maricá no setor são extremamente competitivas, o que é um diferencial para o município. O Imposto Sobre Serviços (ISS) de empresas de hospedagem e guias turísticos é de 2%, o menor possível pela legislação em vigor. Também há isenção de 100% do IPTU por 10 anos para novos empreendimentos que ofereçam 40 quartos ou mais e que sejam instalados em área da Zona Turística.
Maricá
Ação de multivacinação de crianças e adolescentes acontece no shopping Boulevard Maricá na segunda-feira (27)
Iniciativa em parceria com a Faculdade Unopar visa atualizar cadernetas e reforçar a prevenção de doenças imunopreveníveis na região central da cidade
sexta-feira, 24 outubro 2025
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta segunda-feira (27/10), das 9h às 16h, uma ação de multivacinação voltada para crianças e adolescentes menores de 18 anos no shopping Boulevard Maricá, localizado na Rua Vereador Luis Antônio da Cunha, 35, no Centro. A iniciativa tem o intuito de atualizar cadernetas de vacinação, ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis, como sarampo, caxumba, dengue, rubéola e hepatite B.
A ação é realizada em parceria com a Faculdade Unopar e integra a mobilização nacional de imunização para o público menor de 18 anos. Além do atendimento no shopping, a multivacinação continua até sexta-feira (31/10) em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade (com CPF), além da caderneta de vacinação (caso tenha).
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, reforçou a importância das famílias aproveitarem a oportunidade para vacinar crianças e adolescentes.
“A vacinação é a forma mais segura de proteger nossas crianças e adolescentes contra doenças graves. Atualizar a caderneta é um ato de cuidado com a saúde de cada um e com a população como um todo. Convidamos todos os pais e responsáveis a aproveitarem essa ação no shopping Boulevard, que aproxima as ações de imunização ao público-alvo na região central do município”, afirmou.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, destacou o impacto da iniciativa para a proteção coletiva.
“Manter a vacinação em dia é essencial para evitar surtos e o ressurgimento de doenças imunopreveníveis. Essa atividade no Boulevard Maricá é mais uma oportunidade para que pais e responsáveis verifiquem a caderneta de seus filhos e garantam que todas as doses recomendadas sejam aplicadas. Cada vacinação salva vidas”, acrescentou.
Serviço: Vacinação de crianças e adolescentes no shopping Boulevard Maricá
Data: 27/10 (segunda-feira)
Horário: das 9h às 16h
Local: Rua Vereador Luis Antônio da Cunha, 35, no Centro
Vacinas disponíveis: contra o sarampo, caxumba, dengue, rubéola, hepatite B, dentre outras
Destaques
Projeto de lei propõe linha de crédito no Banco Mumbuca para pessoas com deficiência em Maricá
Projeto de lei propõe linha de crédito no Banco Mumbuca para pessoas com deficiência em Maricá
A Câmara Municipal de Maricá analisou, nesta quinta-feira (21/08), um projeto de lei que prevê a criação de uma linha de crédito especial no Banco Mumbuca, destinada exclusivamente a pessoas com deficiência (PcDs).
O objetivo é facilitar a aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, como cadeiras de rodas motorizadas, aparelhos auditivos, softwares de acessibilidade, entre outros recursos essenciais para ampliar a autonomia e a inclusão social.
De autoria do vereador Robson Dutra, a proposta estabelece que os financiamentos terão condições diferenciadas, adequadas à realidade desse público que enfrenta barreiras físicas e financeiras.
“Não podemos falar de inclusão sem pensar em acessibilidade real. Muitas vezes, o que separa uma pessoa com deficiência da plena participação na sociedade é o acesso a um equipamento adequado. Essa linha de crédito vem para preencher essa lacuna”, afirmou Dutra durante a apresentação do projeto.
O Banco Mumbuca, que já administra a moeda social utilizada em programas como a Renda Básica de Cidadania, será o responsável pela linha de financiamento, reforçando seu papel como banco comunitário voltado para políticas sociais.
Destaques
Técnica de enfermagem é encontrada morta dentro do dormitório da UPA de Inoã
Técnica de enfermagem é encontrada morta dentro do dormitório da UPA de Inoã
Marissol Folgozy, técnica de enfermagem da UPA de Inoã, foi encontrada sem vida dentro do dormitório onde trabalhava como plantonista. Marissol, mãe de uma filha pequena, era muito querida por colegas e pacientes.
Segundo informações, o corpo da profissional apresentava acesso venoso no braço, como se tivesse sido medicada recentemente. A Polícia Civil está investigando o caso para apurar as circunstâncias da morte.
A perda gerou grande comoção entre os funcionários da UPA e a comunidade local, que lamentam a morte prematura da técnica de enfermagem.
-
Destaques2 anos atrásHomem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Destaques3 anos atrásAlunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Maricá3 anos atrásVídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques7 meses atrásMãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrásGuerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo









Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar