Destaques
Guarda Municipal de Maricá resgata 23 animais silvestres em fevereiro
Guardas municipais do Grupamento Especial de Defesa Ambiental de Maricá (Gedam) resgataram 23 espécies de animais silvestres diversos em diferentes pontos da cidade do dia 1 a 26 de fevereiro. Entres as espécies mais recentes resgatadas pelo Gedam, entre os dias 22 e 26/02, estão uma cobra de aproximadamente três metros de comprimento, um tamanduá, uma coruja, um sagui e uma família de gambás. Os animais são levados para tratamento quando são encontrados feridos ou reintegrados à natureza se estiverem saudáveis.
No domingo (26/02), um tamanduá foi encontrado ferido em Itaocaia Valley. Os agentes foram acionados por moradores e, ao chegarem no local, constataram que o mamífero havia sido atacado por cachorros. O animal foi recolhido e encaminhado para a sede da Secretaria da Cidade Sustentável para tratamento e posterior soltura.
Já no sábado (25/02), um sagui foi resgatado por um morador no bairro da Mumbuca após cair de uma árvore. O munícipe solicitou ajuda dos agentes, que foram até o local para recolher o animal e devolvê-lo à natureza. Uma família de gambás também foi resgatada no bairro de Araçatiba na sexta-feira (24/02). A gambá fêmea e seus sete filhotes foram capturados pelos guardas municipais em um terreno na Rua Azamor José Da Silva e foram devolvidos ao seu habitat.
Na semana passada, no dia 23/02, uma coruja também foi resgatada por uma moradora, no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. A ave foi entregue aos agentes, que a encaminharam para avaliação e devidos cuidados na Secretaria de Cidade Sustentável, para posterior soltura.
Uma cobra da espécie jiboia foi encontrada no quintal de uma residência na Rua das Amoreiras, em Inoã, no último dia 22/02. A serpente estava escondida dentro do galinheiro, quando foi vista pelo morador. A Guarda Municipal foi acionada pelo telefone 153, que realizou o resgate e reintegrou o animal em uma área de mata.
Defesa Ambiental
O Grupamento Especial de Defesa Ambiental da Guarda Municipal é composto por equipes especializadas e treinadas em cursos e capacitações para atuarem em diversos tipos de resgate de animais. Coordenador do Gedam, o guarda municipal Roberto de Oliveira ressalta a importância da devolução dos animais à natureza e sobre o não manuseio dos animais.
“Os animais são resgatados e logo devolvidos para seu habitat natural, quando estão em condições de saúde perfeitas, para a certeza de um meio ambiente totalmente ecológico e equilibrado. Já os animais feridos são encaminhados para Secretaria de Cidade Sustentável para os devidos cuidados e reinserção. Os animais silvestres não devem ser manipulados, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde”, explicou.
Orientação para a população
A Guarda Municipal orienta a população a acionar a patrulha ambiental por meio dos telefones 153 ou (21) 98609- 1516 (Disque-Seop), que funcionam 24 horas, em caso de flagrante de animais silvestres em área urbana da cidade ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat. A recomendação é que a pessoa não tente resgatar, mexer ou afugentar esses animais, para que resgate seja feito de maneira segura para os bichos, agentes e moradores.
Destaques
Projeto de lei propõe linha de crédito no Banco Mumbuca para pessoas com deficiência em Maricá
Projeto de lei propõe linha de crédito no Banco Mumbuca para pessoas com deficiência em Maricá
A Câmara Municipal de Maricá analisou, nesta quinta-feira (21/08), um projeto de lei que prevê a criação de uma linha de crédito especial no Banco Mumbuca, destinada exclusivamente a pessoas com deficiência (PcDs).
O objetivo é facilitar a aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, como cadeiras de rodas motorizadas, aparelhos auditivos, softwares de acessibilidade, entre outros recursos essenciais para ampliar a autonomia e a inclusão social.
De autoria do vereador Robson Dutra, a proposta estabelece que os financiamentos terão condições diferenciadas, adequadas à realidade desse público que enfrenta barreiras físicas e financeiras.
“Não podemos falar de inclusão sem pensar em acessibilidade real. Muitas vezes, o que separa uma pessoa com deficiência da plena participação na sociedade é o acesso a um equipamento adequado. Essa linha de crédito vem para preencher essa lacuna”, afirmou Dutra durante a apresentação do projeto.
O Banco Mumbuca, que já administra a moeda social utilizada em programas como a Renda Básica de Cidadania, será o responsável pela linha de financiamento, reforçando seu papel como banco comunitário voltado para políticas sociais.
Destaques
Técnica de enfermagem é encontrada morta dentro do dormitório da UPA de Inoã
Técnica de enfermagem é encontrada morta dentro do dormitório da UPA de Inoã
Marissol Folgozy, técnica de enfermagem da UPA de Inoã, foi encontrada sem vida dentro do dormitório onde trabalhava como plantonista. Marissol, mãe de uma filha pequena, era muito querida por colegas e pacientes.
Segundo informações, o corpo da profissional apresentava acesso venoso no braço, como se tivesse sido medicada recentemente. A Polícia Civil está investigando o caso para apurar as circunstâncias da morte.
A perda gerou grande comoção entre os funcionários da UPA e a comunidade local, que lamentam a morte prematura da técnica de enfermagem.
Destaques
Maricá assina parceria com DNIT para implantar o “Vermelhinho das Águas”
Primeiro sistema municipal aquaviário de passageiros e cargas gratuito terá estações em diversos bairros e promete integrar transporte, economia e cultura no complexo lagunar
A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), formalizou nesta segunda-feira (11/08) a assinatura do termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), marcando o início do projeto “Vermelhinho das Águas” – o primeiro sistema municipal aquaviário gratuito de passageiros e cargas da cidade.
A cerimônia, realizada na sede da Codemar, também apresentou a proposta técnica que prevê estações aquaviárias em diferentes pontos do complexo lagunar de Maricá.
“O cidadão vai poder circular pelas lagoas gratuitamente. Vamos melhorar também o fluxo de cargas. Tudo está pensado, assim como um ferryboat no futuro, que vai ligar Ponta Negra ao aeroporto Santos Dumont. É uma revolução”, destacou o prefeito Washington Quaquá.
As primeiras estações devem ser implantadas nas orlas das Amendoeiras, em São José do Imbassaí, além de Parque Nanci, Araçatiba, Barra de Maricá, Jacaroá, Bambuí e Guarapina. O projeto prevê ainda integração com o “Caminho das Artes”, complexo de lazer e cultura que incluirá museus, praça, espaço de convivência e áreas de recreação.
Segundo o presidente da Codemar, Celso Pansera, a iniciativa vai trazer mais mobilidade e qualidade de vida:
“Vamos melhorar a fluidez da cidade aproveitando a disposição das nossas lagoas. Integrar os modais aquaviários ao transporte público é um grande passo para Maricá”.
Após a assinatura, autoridades e técnicos visitaram áreas estratégicas como Boqueirão, Ponte Preta e Ponta Negra, parte do trajeto previsto para o novo modal.
O chefe do serviço de Engenharia Aquaviária do DNIT, Mauro Medeiros de Carvalho Junior, explicou que a próxima fase será a análise de viabilidade:
“Já vínhamos estudando esse projeto há um ano. Agora, daremos início aos estudos de viabilidade para confirmar as áreas. Depois vamos desenvolver o projeto executivo para iniciar as obras”.
Além do transporte de passageiros, o sistema também pretende fortalecer o turismo e a economia local, especialmente a pesca.
“O pescador é nosso parceiro nesse processo. Esse meio de transporte vai conectar ainda mais a atividade pesqueira aos moradores e a outros municípios”, ressaltou o diretor de Obras da Codemar, Rodrigo Corrêa.
-
Destaques2 anos atrásHomem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Destaques3 anos atrásAlunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Maricá3 anos atrásVídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques8 meses atrásMãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrásGuerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo









Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar