Maricá
Alunos da rede municipal conquistam prêmio em projeto de educação do Ministério Público do Trabalho
Alunos da rede municipal conquistam prêmio em projeto de educação do Ministério Público do Trabalho
Os estudantes conseguiram o segundo lugar nas categorias “Desenho” e “Conto”
O prefeito Fabiano Horta recebeu nesta quarta-feira (14/09) os dois alunos da rede municipal de ensino que conquistaram o segundo lugar na etapa estadual do prêmio “Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola”. Letícia Castilho da Silva, do 8º ano da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, em Inoã, concorreu na categoria Desenho, já Luciano Xavier Júnior, do 9° ano da Escola Municipal Amanda Pena, em Ponta Negra, participou na categoria Conto. Com o segundo lugar, eles ganharam um aparelho de smartphone como prêmio.
O evento teve, ao todo, quatro categorias: Conto, Desenho, Música e Poesia, divididas em três grupos conforme o grau de escolaridade, do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. Os estudantes abordaram os temas: “Combate ao trabalho infantil”, “Incentivo à aprendizagem profissional” e “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho”. O prêmio reuniu 160 escolas públicas, 1.200 educadores e 26 mil alunos de 20 municípios do estado do Rio de Janeiro.
O prefeito Fabiano Horta parabenizou os estudantes. “A nossa sociedade precisa muito desse olhar que vocês têm, e é muito importante que isso seja valorizado, um olhar de quem cuida, de quem se preocupa com o outro, um olhar cujo elemento da dor é algo que precisa ser preservado na perspectiva de ser percebido como algo que edifica o processo da nossa vida”, afirmou o prefeito.
A gerente de ensino do Ensino Fundamental II, Adriana Salomão, expressou felicidade com seus alunos entre os melhores num universo de mais de cem escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. “É uma grande alegria conseguir esse prêmio, incentivando os alunos na escrita, no conto, no desenho, na dança e na música”, disse.
O desenho de um lápis em formato de cactos criado pela aluna Letícia Castilho da Silva chamou a atenção da banca julgadora que concedeu o segundo lugar para a estudante, de 13 anos. “É emocionante vê-la conquistando seu espaço, aproveitando a oportunidade que o município está dando, que eu na época de estudante não tive. Estou muito feliz e desejo que ela continue batalhando e conseguindo cada vez mais conquistas pela frente”, disse a mãe da aluna, Patrícia Antunes.
Já o olhar aprofundado do aluno Luciano Xavier Júnior, 13 anos, para os profissionais de limpeza da escola foi o motivo que o levou a escrever o conto: “A experiência de Yara”. Na história, a profissional de serviços gerais sofre um acidente envolvendo cloro e teve a visão comprometida ao se esquecer de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas. “Nossa escola já tem essa vertente de projetos e trabalhos diversificados e, quando eu percebi o interesse dele em acompanhar o dia a dia na escola, o incentivei a escrever, pois ele tem muito gosto pela escrita”, disse emocionada a orientadora pedagógica da Escola Municipal Manda Pena, em Ponta Negra.
Prêmio MPT na Escola
O MPT na Escola é uma iniciativa do Projeto Resgate à Infância – Eixo Educação, que faz parte da Coordenação de Infância do Ministério Público do Trabalho. O objetivo do projeto é levar as temáticas do combate ao trabalho infantil, do incentivo à aprendizagem profissional e da saúde e segurança no trabalho por meio da comunidade escolar. Com isso, os profissionais da educação são transformados em multiplicadores do conhecimento sobre os temas. O projeto busca também fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização.
Na edição de 2021 do Prêmio MPT na Escola, Dharlan Guilherme dos Santos, aluno do 5º ano (na época) da Escola Municipal Rubem Arruda, localizada em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, ficou com o terceiro lugar na etapa nacional concorrendo na categoria “Música”. Ele disputou a competição com a música de sua autoria “A vida de João”.
Maricá
Ação de multivacinação de crianças e adolescentes acontece no shopping Boulevard Maricá na segunda-feira (27)
Iniciativa em parceria com a Faculdade Unopar visa atualizar cadernetas e reforçar a prevenção de doenças imunopreveníveis na região central da cidade
sexta-feira, 24 outubro 2025
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta segunda-feira (27/10), das 9h às 16h, uma ação de multivacinação voltada para crianças e adolescentes menores de 18 anos no shopping Boulevard Maricá, localizado na Rua Vereador Luis Antônio da Cunha, 35, no Centro. A iniciativa tem o intuito de atualizar cadernetas de vacinação, ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis, como sarampo, caxumba, dengue, rubéola e hepatite B.
A ação é realizada em parceria com a Faculdade Unopar e integra a mobilização nacional de imunização para o público menor de 18 anos. Além do atendimento no shopping, a multivacinação continua até sexta-feira (31/10) em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade (com CPF), além da caderneta de vacinação (caso tenha).
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, reforçou a importância das famílias aproveitarem a oportunidade para vacinar crianças e adolescentes.
“A vacinação é a forma mais segura de proteger nossas crianças e adolescentes contra doenças graves. Atualizar a caderneta é um ato de cuidado com a saúde de cada um e com a população como um todo. Convidamos todos os pais e responsáveis a aproveitarem essa ação no shopping Boulevard, que aproxima as ações de imunização ao público-alvo na região central do município”, afirmou.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, destacou o impacto da iniciativa para a proteção coletiva.
“Manter a vacinação em dia é essencial para evitar surtos e o ressurgimento de doenças imunopreveníveis. Essa atividade no Boulevard Maricá é mais uma oportunidade para que pais e responsáveis verifiquem a caderneta de seus filhos e garantam que todas as doses recomendadas sejam aplicadas. Cada vacinação salva vidas”, acrescentou.
Serviço: Vacinação de crianças e adolescentes no shopping Boulevard Maricá
Data: 27/10 (segunda-feira)
Horário: das 9h às 16h
Local: Rua Vereador Luis Antônio da Cunha, 35, no Centro
Vacinas disponíveis: contra o sarampo, caxumba, dengue, rubéola, hepatite B, dentre outras
Destaques
Projeto de lei propõe linha de crédito no Banco Mumbuca para pessoas com deficiência em Maricá
Projeto de lei propõe linha de crédito no Banco Mumbuca para pessoas com deficiência em Maricá
A Câmara Municipal de Maricá analisou, nesta quinta-feira (21/08), um projeto de lei que prevê a criação de uma linha de crédito especial no Banco Mumbuca, destinada exclusivamente a pessoas com deficiência (PcDs).
O objetivo é facilitar a aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, como cadeiras de rodas motorizadas, aparelhos auditivos, softwares de acessibilidade, entre outros recursos essenciais para ampliar a autonomia e a inclusão social.
De autoria do vereador Robson Dutra, a proposta estabelece que os financiamentos terão condições diferenciadas, adequadas à realidade desse público que enfrenta barreiras físicas e financeiras.
“Não podemos falar de inclusão sem pensar em acessibilidade real. Muitas vezes, o que separa uma pessoa com deficiência da plena participação na sociedade é o acesso a um equipamento adequado. Essa linha de crédito vem para preencher essa lacuna”, afirmou Dutra durante a apresentação do projeto.
O Banco Mumbuca, que já administra a moeda social utilizada em programas como a Renda Básica de Cidadania, será o responsável pela linha de financiamento, reforçando seu papel como banco comunitário voltado para políticas sociais.
Destaques
Técnica de enfermagem é encontrada morta dentro do dormitório da UPA de Inoã
Técnica de enfermagem é encontrada morta dentro do dormitório da UPA de Inoã
Marissol Folgozy, técnica de enfermagem da UPA de Inoã, foi encontrada sem vida dentro do dormitório onde trabalhava como plantonista. Marissol, mãe de uma filha pequena, era muito querida por colegas e pacientes.
Segundo informações, o corpo da profissional apresentava acesso venoso no braço, como se tivesse sido medicada recentemente. A Polícia Civil está investigando o caso para apurar as circunstâncias da morte.
A perda gerou grande comoção entre os funcionários da UPA e a comunidade local, que lamentam a morte prematura da técnica de enfermagem.
-
Destaques2 anos atrásHomem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Destaques3 anos atrásAlunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Maricá3 anos atrásVídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques8 meses atrásMãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrásGuerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
-
Turismo3 anos atrásPontos Turísticos: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo









Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar