Notícias
Prefeitura convoca representantes de blocos carnavalescos e escolas de samba

A Prefeitura de Maricá reuniu esta semana os representantes de 39 blocos carnavalescos e quatro escolas de samba, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, para uma conversa inicial sobre o Maricarnaval 2023, que acontecerá entre 17 e 26 de fevereiro do ano que vem. Durante o encontro, os assuntos abordados foram legalização de blocos; entrega da documentação exigida (ata de fundação do bloco, estatuto e CNPJ) na Secretaria de Turismo até o dia 10/10; responsabilidade da legalização de cada representante junto aos órgãos competentes (como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar); circuitos nos bairros e a importância das reuniões distritais para um consenso dos representantes de cada local.

Foto: Bernardo Gomes
Após essa data, não será possível nenhuma inclusão de blocos, pois será feita a programação do Maricarnaval 2023, com a definição dos espaços para os blocos, além do local de desfile e do baile infantil. Secretário de Turismo, Robson Dutra detalhou as novidades que serão colocadas em prática no Maricarnaval 2023.
“Esse ano, decidimos que em Itaipuaçu, os blocos serão ao longo da orla. Não haverá blocos em outros locais. Na Barra, há duas opções: a Arena Barra e a orla, mas a nossa orientação é realmente concentrar os blocos para facilitar a fiscalização e oferecer segurança a todos os moradores e visitantes, mantendo a estrutura montada permanente em locais específicos. Assim, teremos também mais organização e evitaremos aquele nó na cidade causado pelo fechamento de várias ruas”, frisou o secretário, acrescentando representantes dos blocos e da associação de moradores foram fundamentais na decisão. Vale destacar que, com a estrutura fixa, a cidade também economiza. Novas reuniões serão realizadas nos próximos meses, inclusive para definir a abertura do Maricarnaval e o Baile Municipal.
Organização e circuito nos bairros deixam representantes satisfeitos
Representante do bloco Tromba Nervosa, Carlos Roberto Gomes ficou satisfeito com o resultado do encontro e confirmou presença nas próximas reuniões que, segundo ele, são essenciais para que o carnaval seja mais um evento maravilhoso, com todo o apoio da Prefeitura.
“A Prefeitura começou a convocar os blocos e escolas de samba em julho e isso é bem legal, porque nos dá tempo hábil para correr atrás de toda documentação, montar um corpo diretor e nos organizar. Eles também falaram que vão fazer até três circuitos na orla, para que os blocos possam desfilar. Todo estarão na praia, curtindo o carnaval, sem atrapalhar o trânsito, o centro comercial e os moradores. A gente vai se remanejar para um local mais próximo de onde nasceu cada bloco. Com isso, vamos ter todo o apoio de todas as secretarias, Guarda Municipal, Postura, Trânsito, fica muito mais organizado do que cada bloco ser numa rua”, argumentou Beto.
A presidente executiva do G.R.E.S. Unidos do Saco das Flores, Idneide Pereira, também falou sobre a importância do encontro, aguardado com muita expectativa, após o cancelamento do Maricarnaval 2022, na época, devido ao possível agravamento dos casos de Covid-19 na região.
“Também haverá o retorno dos desfiles das escolas de samba. Nós ficamos muito felizes com a notícia, pois estamos com nosso projeto pronto e toda equipe de carnaval montada, só faremos pequenos ajustes. Nosso Enredo será uma homenagem ao cantor, compositor e humorista Manhoso, um artista muito conhecido em Maricá e no Brasil. Agradecemos a todos os envolvidos pelo reconhecimento da importância cultural, social e econômica desse evento. Agora vamos arregaçar as mangas e trabalhar para fazer um carnaval bonito e alegre”, declarou satisfeita.
Presidente da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (LACAM), Gilson Lira também esteve presente e fez questão de parabenizar todos os envolvidos. “Agradecemos ao prefeito Fabiano Horta; ao secretário de governo, João Maurício; ao secretário de Turismo, Robson Dutra; e ao subsecretário de Turismo, Thiago Medina; pela volta do Carnaval 2023. Estamos no aguardo da formalização de tudo com a Prefeitura para que possamos, junto com as agremiações, tanto das escolas quanto dos blocos, dar início aos preparativos para essa grande festa que é o Carnaval de Maricá”, avaliou.
Da Redação
Robson Dutra
Notícias
Primeiro dia do Festival Rua & Sabor tem gastronomia e música ao vivo em Maricá

Programação é gratuita e acontece durante todo o fim de semana (11 e 12/10), a partir das 18h
sábado, 11 outubro 2025
Nesta edição, o festival conta com uma área de artesanato, venda churrasco, hambúrgueres, salgadinhos, bebidas e um palco que recebe shows de artistas locais da cidade. No primeiro dia, o evento contou com os sucessos reproduzidos pelo DJ Ryan Santos. Em seguida, a banda Roller agitou o público com bastante rock e pop. Quem finalizou a programação desta sexta-feira foi a banda Thunderock, cantando diversos sucessos do roque clássico.
O secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, José Alexandre, explicou o intuito do projeto e a oferta de serviços para a população. “O projeto foi desenvolvido principalmente pensando no trabalhador, na geração de empregos e oportunidades. Nós estamos fortalecendo a gastronomia urbana e trazendo entretenimento gratuito para o nosso povo”, afirmou.
O secretário também ressaltou as surpresas que estarão presentes durante o fim de semana. “Teremos algumas surpresas artesanais neste final de semana, além de shows incríveis. Compareçam com suas famílias, pois está um evento muito bacana”, relatou.
A comerciante, Carolina Hofman, que tem uma barraca de pastéis, disse que o evento é uma excelente oportunidade para os vendedores aumentarem seus faturamentos. “Expor meus produtos em um festival, significa aumentar minhas vendas. É uma excelente chance de vender e curtir uma música boa”, contou.
Próximos dias:
O Festival Rua & Sabor continua neste fim de semana (11 e 12/10), gratuitamente, na Praça de São José do Imbassaí, com muita música ao vivo e gastronomia diversa. O evento acontece a partir das 18h e contará com quase 10 atrações musicais, promovendo cultura e festa para a população.
Notícias
Mutirão do novo aplicativo Mumbuca já soma mais de 25 mil beneficiários atendidos

Ação segue nesta segunda-feira (06/10) com atendimento a titulares dos programas sociais e servidores municipais
segunda-feira, 6 outubro 2025
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, já atendeu cerca de 25 mil beneficiários nos dois primeiros dias do mutirão de acesso ao novo aplicativo Mumbuca, que acontece em estrutura montada ao lado do Fórum de Araçatiba e segue até às 20h desta segunda-feira (06/10).
Durante a ação, os titulares da Renda Básica de Cidadania (RBC) e de outros programas sociais do município recebem duas senhas pessoais e intransferíveis, uma para login e outra para transações financeiras. Somente no primeiro dia de atendimento (04/10), 15 mil senhas foram entregues aos beneficiários. No domingo (05/10), foram quase 10 mil atendimentos.
Os moradores destacaram o bom atendimento e a praticidade do novo sistema. “O atendimento foi muito bom e rápido. Valeu muito a pena essa mudança, principalmente para movimentar o comércio da cidade”, elogiou Lacy Martins, de 73 anos.
Já Suzana Silva, beneficiária do RBC, ressaltou as novas funcionalidades do aplicativo. “Eu já usava o aplicativo antigo, mas achei essa mudança ótima, porque agora conseguimos fazer Pix e transferências, como nos aplicativos dos bancos tradicionais”, contou.
Além dos beneficiários, o mutirão também mobilizou o comércio local: mais de 8 mil comerciantes já atualizaram os cadastros e migraram para o novo sistema, garantindo que os estabelecimentos continuem aptos a aceitar pagamentos em moeda social.
Último dia de mutirão
Neste último dia, o atendimento segue até às 20h, sendo voltado, a partir das 17h, especialmente aos servidores municipais que recebem a moeda social como auxílio-alimentação. Para participar, é necessário apresentar documento de identificação com foto.
O atendimento exclusivo para os comerciantes segue sendo realizado no Banco Mumbuca, até às 18h desta segunda-feira.
Quem não puder comparecer durante o mutirão poderá buscar atendimento presencial no Banco Mumbuca a partir de terça-feira (07/10), sem risco de perder o benefício.
Novo aplicativo Mumbuca
O aplicativo Mumbuca está disponível gratuitamente para celulares Android e iOS e permite consultar saldo, visualizar extratos, realizar pagamentos, Pix e transferências com mais segurança e agilidade. O novo sistema reúne todos os programas sociais municipais em uma única plataforma digital.
A orientação é que os beneficiários baixem o app previamente, mas finalizem o cadastro apenas após receber as senhas durante o atendimento.
Notícias
Fim de semana (27 e 28/09) sem previsão de chuva em Maricá

Sistema de alta pressão atmosférica influencia as condições do tempo no município
sexta-feira, 26 setembro 2025
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, informa que não há previsão de chuva para o fim de semana (27 e 28/09), em decorrência do sistema de alta pressão atmosférica influenciar as condições do tempo na cidade.
Nesta sexta-feira (26/09), o céu permanece nublado a parcialmente nublado, sem previsão de chuva Os ventos têm intensidade fraca a moderada e as temperaturas ficam entre 15°C e 24°C.
No sábado (27/09), o céu estará parcialmente nublado a poucas nuvens, sem previsão de chuva. Os ventos terão intensidade fraca a moderada e as temperaturas variam entre 15°C e 25°C.
Já no domingo (28/09), o céu estará com poucas nuvens, sem previsão de chuva. Os ventos terão intensidade fraca a moderada, com rajadas. A temperatura mínima prevista é de 15°C e a máxima de 28°C.
As equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão 24 horas no centro operacional e podem ser acionadas pelos telefones 199 ou pelo WhatsApp (21) 98294-3235.
-
Destaques2 anos atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques7 meses atrás
Mãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar