Prefeitura de Maricá
Dia D de Vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (10) em Maricá

A Prefeitura de Maricá promove neste sábado (10/05), das 9h às 16h, o Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe), com atendimento exclusivo para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A ação integra a mobilização nacional e será realizada em 26 Unidades de Saúde da Família (USF) nos quatro distritos do município, além de dois pontos extras: o Boulevard Maricá e a Secretaria de Saúde. A USF Central não participará desta edição.
Grupos prioritários:
-
Crianças de 6 meses a 5 anos
-
Idosos
-
Gestantes e puérperas
-
Imunocomprometidos
-
Trabalhadores da saúde
-
Pessoas com comorbidades ou deficiências
-
Povos indígenas
Também será oferecida a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, para crianças e adultos que ainda não foram imunizados.
Para receber a vacina, é necessário apresentar:
-
Documento com CPF
-
Caderneta de vacinação (se tiver)
-
Comprovante que ateste inclusão no grupo prioritário (laudo médico, identidade funcional etc.)
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou a importância do engajamento da população.
“É um esforço coletivo pela saúde. Oferecer a vacina em um sábado é mais um incentivo para alcançarmos o maior número possível de pessoas”, declarou.
Destaques
Prefeitura de Maricá garante retorno seguro de elefante-marinho ao mar

Operação contou com equipes das secretarias municipais e técnicos ambientais para preservar a vida do animal e a segurança da população
Na sexta-feira (25/07), a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pesca e da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou uma ação conjunta para garantir o retorno seguro de um elefante-marinho ao seu habitat natural. O animal havia sido avistado pela primeira vez na quarta-feira (23/07) na Praia da Sacristia, no bairro de Jaconé.
Desde então, equipes municipais e especialistas da empresa Econservation Estudos e Projetos Ambientais, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), acompanharam e monitoraram de perto o comportamento e o estado de saúde do animal, que estava na Lagoa de Guarapina.
Após receber os cuidados necessários e ser avaliado como apto para retornar ao ambiente marinho, o elefante-marinho foi transportado em segurança até o Canal de Ponta Negra, onde foi devolvido ao mar com sucesso.
Manejo adequado e conscientização
A Defesa Civil de Maricá reforçou a importância da população manter distância de animais silvestres, especialmente marinhos, sempre que forem avistados nas praias, evitando interferências e riscos para o animal e para as pessoas. A orientação é que situações como essa sejam imediatamente comunicadas aos órgãos responsáveis.
Os canais disponíveis para esse tipo de atendimento são o telefone 199 e o WhatsApp (21) 98294-3235.
Essa ação reafirma o compromisso da Prefeitura com a preservação ambiental e com o manejo responsável da fauna marinha, garantindo que situações como essa sejam tratadas com seriedade, técnica e respeito à vida animal.
Destaques
Hospital Ernesto Che Guevara realiza quinta captação múltipla de órgãos em 2025

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, realizou nesta quarta-feira (16/07) a quinta captação múltipla de órgãos de 2025. A ação, promovida pela Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Saúde, captou fígado, rins e córneas de uma paciente de 35 anos, moradora de Itaipuaçu, que teve morte encefálica confirmada.
Com a captação, cinco pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão beneficiados com transplantes, ganhando nova chance de vida e qualidade no tratamento. A unidade hospitalar já contabiliza desde 2022 a abertura de 33 protocolos de morte encefálica, com 16 captações efetivadas e 172 estruturas corporais captadas, incluindo órgãos, globos oculares e tecidos.
A diretora-geral do hospital, Ana Paula Silva, destacou o gesto de solidariedade da família da doadora e a importância do trabalho realizado pela equipe multidisciplinar. “Essa atitude salvou vidas. A CIHDOTT e nossa equipe qualificada garantem um processo ágil e humanizado, conforme a orientação do prefeito Washington Quaquá, fortalecendo o SUS em Maricá”, afirmou.
O processo de captação se tornou ainda mais eficaz desde a inauguração do heliponto em julho de 2024, fruto da parceria com a Codemar, que facilita o transporte dos órgãos para transplante com maior rapidez e segurança.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, também comentou a relevância da ação. “A captação realizada no Hospital Che Guevara reforça o compromisso com a vida e a importância da doação de órgãos. Estamos construindo uma estrutura de saúde baseada em responsabilidade, cuidado e humanização.”
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) é responsável por acolher e orientar as famílias dos pacientes com suspeita de morte encefálica, promovendo uma abordagem humanizada sobre a possibilidade de doação.
A Prefeitura reforça a importância de manifestar o desejo de ser doador de órgãos à família, pois apenas parentes de até segundo grau podem autorizar o procedimento após a morte.
Destaques
Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno no Centro Materno Infantil
21A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19/05) uma mobilização especial no Centro Materno Infantil, no Centro da cidade, em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
A ação reuniu lactantes, gestantes e profissionais de saúde, com palestras, orientações e serviços como vacinação BCG e triagem neonatal em recém-nascidos.
A nutricionista Jaqueline Gomes abriu os trabalhos com uma palestra sobre os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. Já a pediatra Claudia Paiva Gonçalves abordou a importância da doação de leite para bebês prematuros, que muitas vezes dependem desse alimento vital para sobreviver.
“O apoio e incentivo ao aleitamento materno é um foco da nossa gestão”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Velho. “Incentivamos que a população se una a essa corrente, doando e fortalecendo a vida dos pequenos e pequenas internadas em UTIs neonatais da região.”
No local funciona uma sala de coleta de leite humano, vinculada ao Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói. O espaço também oferece suporte para mães com dificuldades na amamentação, como problemas de “pega” ou baixa produção de leite.
A coleta é feita mediante agendamento via WhatsApp: (21) 2637-3395.
“Doar leite materno é um ato de amor que salva vidas. Além de alimentar, protege contra doenças e fortalece o vínculo entre mãe e bebê”, reforçou a nutricionista Jaqueline Gomes.
-
Destaques2 anos atrás
Homem Morre Após Ser Confundido com Assaltante e Brutalmente Agredido no Bairro do Boqueirão
-
Destaques3 anos atrás
Alunos da Universidade Vassouras pedem um posicionamento da direção
-
Maricá3 anos atrás
Vídeo exclusivo dos criminosos invadindo Bairro da amizade
-
Destaques7 meses atrás
Mãe denuncia mediadora por maus-tratos e preconceito contra aluno autista em escola de Maricá
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Monumento Mesa dos Imortais
-
Maricá3 anos atrás
Guerra entre facções assusta moradores
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Praia da Pinta Negra
-
Turismo3 anos atrás
Pontos Turísticos: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar